Um bom exemplo de Associativismo encontra-se na Feira de Produtores de Rio Paranaíba. Tal iniciativa começou em meados do mês de agosto de 2010, durante a tradicional Festa do Fazendeiro da cidade, e a cada domingo, produtores, sejam eles rurais ou mesmo urbanos, montam bancadas em um espaço reservado no Parque de Exposições e vendem mercadorias que vão de hortaliças à doces feitos artesanalmente.
A organização dos feirantes provavelmente não foi pensada levando em conta certos conceitos de associativismo, ou mesmo com aspirações à formação de uma cooperativa, porém, tal interação feita durante o evento deixa claro que a Feira de Produtores de Rio Paranaíba tem um grande potencial a ser explorado neste sentido.
O clima durante a Feira torna o evento chamativo para os moradores de Rio Paranaíba, há sonorização ambiente, atrações culturais, brinquedos para crianças, etc. Justamente pela boa aceitação da Feira pela população, há cada semana aparecem novos produtores, que têm, assim, uma ótima oportunidade de se integrarem economicamente no mercado. Esta integração econômica pode sim fazer parte da chamada Economia Solidária, que visa uma democratização dos ganhos da produção, reduzindo o desemprego e projetando uma possibilidade de autogestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário